Exposições

#OcupaSacy

O que você sabe sobre o sacy?

Pois o Pererê é fruto da mesma árvore que alimenta as aventuras mais emocionantes do homem: a imaginação, mãe das magias, santa criatividade que ilumina nossa travessia. Banhado pela força das águas em queda, o sacy é a manifestação cósmica de nossa fantasia. Cachoeira de quimeras que nutre alma.

Rudá K. Andrade

A partir de uma imaginária ocupação de sacys, coisas estranhas começam a acontecer no Sesc Interlagos: objetos fora do lugar, bagunças misteriosas, placas de ponta-cabeça, algazarra nas trilhas, ovos de sabiás pintados, sal no café dos funcionários e redemunhos.

Tudo indica uma ocupação de sacys!

Para entender o que estava acontecendo, uma equipe de sacyólogos fez uma grande investigação e encontrou um livro enterrado aos pés de um bambuzal – é o Inventário de Sacys, com ilustrações e textos de 77 tipos desses seres mágicos e mitológicos.

Juntamente com o documento, foram encontradas uma antiga coleção de garrafas com sacys – algumas já quebradas. E enquanto os pesquisadores trabalhavam, as outras garrafas foram abertas e os peraltas que estavam presos há séculos agora pulam livres pelo Sesc Interlagos.

Mas quem abriu as garrafas? Ninguém sabe! O que se sabe é que os sacyológos estão

investigando essa história!

Clique aqui  e assista o CLIPE – Sesc Interlagos

DIVERSIDADE DE SACYS

Você sabia que sacy, em tupy-guarani, quer dizer ‘olho de mãe’? Çaa Cy. Çaa, que quer dizer ‘olho’; e Cy, que quer dizer ‘mãe’.

Pensando assim, entendemos melhor porque os sacys amam tanto as crianças e a natureza. Por serem os olhos da mãe, são eternos vigilantes e protetores das crianças e da grande mãe chamada floresta.

Com os pequenos, brincam de tudo quanto é coisa, e os protegem dos perigos. Na natureza, combatem os invasores, confundem os caminhos dos inimigos e guardam lugares sagrados como aldeias indígenas e quilombos.

Pouco gente sabe também que existem muitas espécies de sacys. Isso é o que chamamos de ‘Teoria da Diversidade Sacyzística’. Há sacys de vários jeitos: o sacy micuim, que é pequenininho e ataca em bando; o sacy açu, que é gigantesco; e o pererê, mais conhecido.

Têm os que nascem no bambuzal, outros que nascem do ovo. As sacyas, os sacys e sacxs. Os sacys guarany, com duas pernas. Os sacys que fizeram parte da história e aqueles que voam como pássaros. Os sacys com a mão furada e outros com apenas dois dedos nos pés. Tem até o sacy mi, que é oriental. Sempre de gorro vermelho, livres como o vento e traquinas por natureza.

ACOLHIMENTO

SACYOTECA

A Sacyoteca é um espaço de estudos e descobertas no qual se acumulam, divulgam e transmitem conhecimentos sobre os sacys e o universo que o cerca. Por isso, é o melhor lugar para estar também o recém descoberto inventário com 77 sacys catalogados pela Irmandade dos Sacys Livres.

Apresentando ampla diversidade de espécies de sacys, o inventário revela novos aspectos da história e da natureza dos peraltas, contribuindo para o diálogo entre os homens e o fantástico.

O FABULOSO INVENTÁRIO DOS 77 SACYS

“Dentro do reino Fantastikus; filo Ludika; classe Caosotika; ordem Mitologikus; família Triksters; gênero Sacys; os sacys são seres encantados que se subdividem em inúmeras espécies com características próprias e singulares”.

O ‘Fabuloso Inventário dos 77 Sacys’ é um trabalho de catalogação realizado, ao longo de séculos, por vários membros da misteriosa ‘Irmandade dos Sacys Livres’.

Este levantamento se apresenta como uma profunda pesquisa sobre os comportamentos, incidências, hábitos alimentares e culturais sacyzísticos. Um legado que revela a diversidade sacyzística e estimula as relações entre os homens e o encantado.

LABORATÓRIO SACYENTÍFICO

Qual a velocidade média de um redemunho? Qual é o DNA que marca as origens do sacy? Todo sacy tem uma perna? Como eram os sacys jurássicos? Somente o olhar clínico é capaz de dar luz a essas questões.

O Laboratório Sacyentífico apresenta um estudo sobre o ciclo de vida dos sacys, que nascem do bambu, vivem setenta e sete anos e, quando morrem, se transformam em orelhas de pau e outros cogumelos. Com o auxílio de diversas metodologias científicas de análise e pesquisa, foi possível melhorar a compreensão da fisiologia, comportamento e mistérios de sacys.

Aqui você poderá descobrir, por exemplo, que o esqueleto e os músculos dos sacys são feitos de um material lúdico, elástico como uma borracha. Entender porque, diferente dos seres humanos, os sacys têm sete sentidos totalmente desenvolvidos. Esses e outros curiosos saberes passam a ser acessíveis neste centro de pesquisas sacyentíficas – um laboratório prático, que tornam finalmente públicas profundas análises sobre os seres mágicos.

No Laboratório Sacyentífico todo mundo pode ser um sacyólogo, para pesquisar e contribuir no avanço da sacyência.

COMIDA E PROSA

A pipoca não estourou? O leite azedou? Comida salgou? Foi o sacy, que gosta de piruá, tem apreço por coalhada e se distrai com o sal, encantado que é pela vida.

A gastronomia do sacy, apesar de simples, é requintada pela variação de suas receitas. Tem como base a pipoca e outros alimentos derivados do milho, como o fubá, a canjica e a farinha. Bolo, polenta, angu e pirão fazem sucesso entre a sacyzada, mas não restringem sua dieta, que abrangetudo que uma boa cozinha possa produzir de quitutes e guloseimas.

Um dos ambientes preferidos dos sacys, a cozinha é o espaço para a prosa, a contação de histórias e, é claro, para a magia do cozinhar. Perto do fogo, a imaginação aquece, os ouvidos aguçam e a conversa fia, enquanto o feijão cozinha. Das receitas centenárias às traquinagens de sacys, a cozinha é um espaço destinado ao convívio, onde se refogam histórias, assam memórias, amadurecem identidades e saboreiam culturas.

Clique aqui e conheça o Almanaque da #OcupaSacy

O Almanaque #OcupaSacy foi criado especialmente para a Ocupação pelos Taubateanos do Almanaque Urupês.

A IRMANDADE DOS SACYS LIVRES – REFLORESTAMENTO DOS SACYS

A ideia agora é prosseguir com o reflorestamento de sacys pelo país.

As recentes escavações sacyarquiológicas na Serra do Curral acabam por desvelar uma lenda antiga em história real.

Em 28 de maio foi iniciada a itinerância da mostra no Sesc Palladium.

Acompanhe as galerias de fotos das Ocupações

Sesc Interlagos (SP)

Sesc Palladium (BH)

Bem-vindos ao #OCUPASACY! Reflorestamento de Sacys no Imaginário

Faça parte desse movimento e acompanhe as travessuras da Ocupação no

Facebook @reflorestesacys

Instagram @ocupasacy

Clique nas imagens e veja o que andam falando sobre a Ocupação!

#OCUPASACY – FICHA TÉCNICA

CURADORIA: RUDÁ ANDRADE

AÇÃO EDUCATIVA E CO-CURADORIA: TATIANA FRAGA

IDEALIZAÇÃO, CRIAÇÃO CENOGRÁFICA E DIREÇÃO DE ARTE: CELOPHANE CULTURAL – JEFF Celophane

ILUSTRADOR: MARCELO BICALHO

PRODUÇÃO EXECUTIVA: NU PROJETOS DE ARTE

PRODUÇÃO: ANA CUNHA / LARISSA ALVES

ALMANAQUE CULTURAL: ALMANAQUE URUPÊS


ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.