Cenografia

Chafariz da Misericórdia – Tebas

Réplica cenográfica do Chafariz da Misericórdia obra atribuída ao arquiteto negro Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas.

O projeto idealizado pelo Higor Advenssude para a Jornada do Patrimônio SP 2020 da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo dias 05 e 06 de Dezembro.

Projeto cenográfico da Celophane Cultural a partir dos desenhos e pinturas existentes que retratam o Chafariz.

Cenotecnia e montagem Renato Ribeiro e equipe da Cenografia Sustentável – marcenaria, fibra de vidro, resina, pintura de arte, elétrica e hidráulica.

Produção Karla Pessôa e Ruth Fleury

Que a água lave a memória e dê luz a este importante nome que construiu a São Paulo, no século XVIII, que tanto amamos. Só tenho a agradecer a oportunidade e a equipe que deu o máximo de seus saberes e ofícios . Agradecimentos especiais a Nathalia Ungarelli por nos emprestar a Nu Projetos de Arte e ao Magno Vieira da banca de jornal, que nos cedeu a energia para alimentar a bomba.

Com o tema “Nossa cidade, nossas memórias”, a Jornada do Patrimônio 2020 se debruça na perspectiva do indivíduo que vive, trabalha, constrói e se desenvolve na cidade de São Paulo, trazendo à tona as diversas camadas que compõem as transformações sociais, culturais e urbanas da cidade.

Professor Abílio Ferreira organizador do livro: “Tebas, um negro arquiteto na São Paulo escravocrata

“…uma peça como esta, em plena rua, cumpre o mesmo papel social da época em que foi construído, trazendo água para quem não tem acesso a ela, principalmente nos tempos de pandemia…”

Tebas um negro arquiteto na São Paulo escravocrata - Habitamos Arquitetura



ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.