Últimas do Celophane
Cenografia
Uma Casa Mil OLhares
Uma Casa Mil Olhares
Ao longo dos anos, as famílias brasileiras viveram diversas experiências de consumo. A necessidade de consumir de forma consciente para preservar o meio ambiente, no entanto, persistiu à passagem do tempo e nunca saiu de moda. É o que mostra a exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares”.
A Exposição inaugurou no Parque do Ibirapuera, durante a Virada Sustentável, e já viajou várias cidades brasileiras
“Nossa intenção é mostrar para as pessoas as mudanças ocorridas nos hábitos das famílias ao longo dos anos, sugerindo reflexão, iniciativas e soluções acerca do consumo consciente e dicas para se levar uma vida mais saudável e equilibrada”,“a ideia é levar os consumidores que visitarem a exposição a refletir sobre o crescente acesso a novos bens de consumo ao longo das últimas cinco décadas e os impactos dessa mudança sobre o meio ambiente, sobre nós mesmos e sobre a economia,” disse.
Para a elaboração da casa, o Instituto Akatu forneceu informações técnicas e conteúdos sobre consumo consciente de produtos em geral, alimentos, água e energia e sobre descarte correto e reciclagem dos resíduos.
A exposição
A casa mede cerca de 100 metros quadrados e cada ambiente representa o estilo de vida da família brasileira em determinada época, contrapondo os estilos de vida de cada período ao atual.
São, no total, seis ambientes residenciais típicos do Brasil e cada um aborda aspectos específicos repassando aos visitantes dicas de consumo consciente.
Na sala, a exposição destaca a importância do consumo consciente de energia por eletroeletrônicos, além de evidenciar a contribuição desses aparelhos no convívio e relações familiares.
No quarto são abordadas, principalmente, questões ligadas ao consumo do vestuário. Em geral, esse consumo é excessivo devido ao hábito que os consumidores têm de acompanhar as tendências do mundo da moda.
Na cozinha, local de excelência para o convívio familiar, é destacada a importância do reaproveitamento de alimentos. Há também diversas dicas para a coleta seletiva tanto de resíduos úmidos (restos de alimentos e óleo de cozinha) como secos (embalagens de produtos).
No banheiro, onde o uso de água é mais frequente, a exposição fala da importância da preservação desse recurso, que é finito. Além disso, mostra que cuidar da água é, ao mesmo tempo, um ato de solidariedade, face aos milhões de pessoas que não têm acesso ao recurso.
A natureza viva também faz parte da casa. No quintal tem elementos como árvores e plantas, destacando a relação entre o homem e a natureza, além de ser o local onde, geralmente, são depositados os resíduos domiciliares.
Site: Uma Casa Mil OLhares
Cenografia – Jefferson Duarte e Yara Candotti
Produção e Montagem: Candotti Cenografia
Ilustrações de Naná Lavander e Adriana Meirelles.
Patrocinio Kraft Foods
Apoio técnico Instituto Akatu
Realização: Evoluir Cultural
Fotos – Viviane Lopes
ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.
Ocupação Refúgio
jan 30, 2022
Chafariz da Misericórdia...
dez 9, 2020
Espaço da Palavra Pasár...
mar 26, 2020
Dom Paulo Evaristo Arns
mar 26, 2020
Sesc Verão 2020 - Guarul...
jan 4, 2020