Cenografia

O Boi vai bumbá – SESC Interlagos

Ambientação de Festa Junina para o SESC Interlagos

 

O Bumba Meu Boi é tido como uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Segundo os historiadores, essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas diversas variações regionais do Bumba Meu Boi. Ao espalhar-se  pelo país, o bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes.

 

5273811820_22f867dea4_z

 

O Brasil é formado por uma riquíssima diversidade cultural, em cada região a figura do “Boi” é representada de diferentes formas e denominações. Para compreender os aspectos culturais da manifestação popular do Boi Bumbá, o Sesc Interlagos organizará no dia 03 de junho uma apresentação com dois grupos: Boi de Parintins, do Amazonas, e o Boi Tinga, do Pará.
O Boi de Parintins é considerado a maior manifestação folclórica da Amazônia, trás a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso ao som das toadas e tambores onde diversas tribos indígenas cantam e dançam num ritmo alucinante e contagiante.
Já o Boi Tinga surgiu em 1937 por um grupo de jovens pescadores Odivelenses, quando adquiriram a cabeça de um boi chamando Tinga. Essa cabeça permanece até hoje, saindo por ocasiões das festas juninas, no último dia ele foge para aparecer no ano seguinte. É uma originalidade de bumba meu boi, cuja evolução mantêm as características das folias e um pitoresco sabor carnavalesco.
Ambientação para a Festa Junina baseada neste universo de “Bois” espalhados pelo Brasil.

 

5273208905_38504a23f5_z

 

Concepção: equipe de programação do SESC Interlagos

Cenografia: Jefferson Duarte e Yara Candotti

Esculturas dos bois: Manoel dos Santos

Adereços: Tania Lima, Vlad Victorelli e Karla Duarte

Costura: Julio Cesar Fialho

Produção e Montagem: Candotti Cenografia


ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.


#OcupaSacy

jun 14, 2019

O Rouxinol e a Rosa

jun 13, 2019