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Casas de Poder

Criação da comunicação visual da exposição Casas de Poder – Palácio do Bandeirantes – Acervo Artístico-Cultural dos Palácios
Casas de Poder

O título desta exposição toma emprestado o termo casas de poder, criado pelo sistema de classificação de museus do comitê internacional para museus-casas históricas do Conselho Internacional de Museus (DEMHIST-ICOM) para denominar a categoria dos palácios e casas históricas cuja função é a de sede de governos ou residências reais e oficiais de governantes.

Os palácios localizados no território brasileiro, que abrigaram ou ainda abrigam sedes do governo executivo e residências de seus governantes (imperadores, presidentes e governadores) têm algumas características comuns entre eles. Diferentemente dos palácios reais europeus, eles têm uma história muito mais recente, que se inicia no século XIX, e refletem a história política brasileira do império ao período republicano. Em sua maioria essas edificações foram construídas no século XIX e primeiras décadas do século XX,- em estilo eclético e de influências especialmente neoclássicas -, e foram muitas delas antigas residências particulares, tendo sido compradas posteriormente pelo Governo para abrigarem sedes do poder executivo e residências oficiais dos governantes.

 

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Seus acervos compostos de mobiliário, objetos raros, obras de arte e documentos, refletem a opulência das ambientações palacianas, em especial prataria, louçaria, cristais e pinturas de influências estéticas francesa e inglesa, destacando-se também as coleções de mobiliário português do período colonial brasileiro.

São espaços que testemunharam importantes fatos históricos e decisões políticas, o cotidiano da vida privada de seus moradores, hospedaram ilustres personalidades, e cujos ambientes, ao longo do tempo, foram protagonistas de diversas alterações arquitetônicas, de decoração e de uso. Em muitos dos palácios reais ou sedes de governo, alguns salões de banquetes que outrora foram palcos de animadas recepções, atualmente são espaços abertos à visitação onde são promovidas atividades sócio-educativas, exposições e apresentações musicais para um público numeroso e proveniente de todos os cantos do mundo.

São espaços que ao abrigarem a dinâmica do poder, trazem a reflexão e o debate sobre mitos, histórias reais e transformações políticas, e são também fontes documentais importantes da memória do modo de vida da sociedade durante os períodos correspondentes.

 

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Na atual fase contemporânea, onde a participação popular em todos os assuntos de interesse da sociedade é fato e direito em quase todos os países do mundo, a leitura e interpretação mais comum das “casas de poder” acaba por ser, não só a de espaços líricos de devaneio, mas também a de símbolos da opulência do cotidiano de vida da elite política. Esse é o caso de alguns palácios sedes de governos republicanos e suas histórias de ditadura, que transformados em museus, não trazem a magia e o encanto da vida palaciana das casas reais com seus contos de príncipes e princesas, já presentes no imaginário coletivo desde a infância.

As inúmeras resignificações desses espaços têm configurado palácios-museus voltados para o público e para as demandas da vida contemporânea.  Alguns tornaram-se exclusivamente  espaços culturais e cívicos e outros compartilham o uso residencial e administrativo com ambientes abertos à visitação pública.

Esta exposição no Palácio dos Bandeirantes apresenta três eixos de reflexão, que se articulam por meio de fotografias, pinturas, gravuras, documentos e objetos das coleções dos palácios do Governo do Estado de São Paulo. O primeiro mostra os palácios sedes do governo executivo estadual paulista e residências oficiais dos governantes, ao longo de sua história republicana – Pateo do Collegio, Palácio dos Campos Elíseos, Palácio Boa Vista, Palácio do Horto, Palácio dos Bandeirantes – em seus contextos histórico, político e social. O segundo aborda os temas do protocolo, das visitas oficiais e hóspedes ilustres, presentes e honrarias dos Chefes de Estado, e especialmente da vida cotidiana e social dos palácios como cenários de importantes acontecimentos.  O terceiro eixo revela alguns destaques de obras preciosas do acervo artístico cultural dos palácios do Governo do Estado de São Paulo, suas políticas de aquisição, e sugere a reflexão sobre as mudanças dos cenários de participação dos personagens na construção da sociedade, por meio das interpretações de artistas que se debruçaram sobre as questões sociais, como por exemplo, o quadro Operários, 1933, de Tarsila do Amaral, um ícone do Modernismo brasileiro.

 

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Desse modo, a exposição Casas de poder procura refletir sobre a criação de símbolos  da imagem pública do lugar que esses personagens ocuparam e ainda ocupam na imaginação    coletiva, suas representações e mensagens para a sociedade contemporânea.

 

Ana Cristina Carvalho
Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios

Produção: Equipe do Acervo Artístico-cultural dos Palácios:

Projeto cenográfico
Caio Faggin – ArqFaggin

Comunicação visual / inserção de fotografias no cenário / Indicação das cores de toda a instalação:
Jefferson Duarte – Celophane Cultural

Preparação dos arquivos das fotografias em grande formato: Raphael Santana.

Impressão e recorte: Olho Digital

 


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