Projetos Culturais

Os Doze Profetas de Aleijadinho

A convite da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência a Celophane Cultural produziu uma instalação Cenográfica participando da Virada Inclusiva 2013.  A Ideia veio das parceiras Flávia Vital e Elza Ambrózio que queriam este ano trazer “Os Doze Profetas de Aleijadinho” como tema para a instalação que ano passado trouxe Frida Khalo.

 

A VIRADA INCLUSIVA

A Virada Inclusiva é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e acontece em comemoração ao 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Inspirado na Virada Cultural e na Virada Esportiva, o evento vai oferecer mais de 800 atividades de cultura, esporte e lazer em mais de 80 cidades do Estado de São Paulo, reunindo sempre pessoas com e sem deficiência.

Os locais e as atrações terão acessibilidade física e de comunicação, para que TODOS possam participar ou acompanhar as atividades em igualdade de condições.

A Virada Inclusiva é organizada em conjunto por órgãos públicos e instituições da sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e contando com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico, esportivo e da defesa dos direitos e protagonismo das pessoas com deficiência.

 

 

site3

 

 

OS DOZE PROFETAS DE ALEIJADINHO

Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica/MG, no ano de 1730.

Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que era entalhador.

Por volta dos 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações, provavelmente hanseníase ou doença reumática. Aos poucos foi perdendo os movimentos dos pés e das mãos e solicitava aos ajudantes que amarrassem as ferramentas em seus punhos, para poder esculpir e entalhar. A limitação não o impediu de continuar trabalhando na construção de Igrejas e altares das cidades de Minas Gerais.

Entre suas obras, destaca-se as esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Motosinhos, na cidade de Congonhas do Campos. O trabalho artísticos é formado por 66 imagens esculpidas em madeira policromada e 12 em pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.

site2

Os ESTANDARTES

Os 14 estandartes vieram junto a passeata de 500 militantes do Movimento das Pessoas com Deficiência na abertura oficial da Virada Inclusiva na Av. Paulista ao som da Orquestra do Balé Abaçaí e entraram no conjunto Nacional onde foram fixados nas estruturas e ficam em exposição durante uma semana. Logo após irão para o Memorial da Inclusão e posteriormente no Museu de Arte Sacra de SP.

site1

SUSTENTABILIDADE

Como a sustentabilidade cada vez faz mais parte de nosso trabalho, os bambús, flores e fitas utilizados nos estandartes foram reutilizados da ambientação do  Encontro de Culturas Populares no SESC Itaquera  pelo Renato Ribeiro garantindo assim que os materiais não fossem descartados e jogados na Natureza.

Idealização: Flávia Vital e Elza Ambrózio

Realização da Virada Inclusiva 2013 – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Produção da Instalação: Celophane Cultural

Cenotecnia: Renato Ribeiro – Cenografia Sustentável

Fotografias dos Profetas: Daniel Silva – SECOM – PMC

Apoio:  Prefeitura Municipal de Congonhas – MGCondomínio do Conjunto Nacional – Orquestra do Balé Abaçai Cultura e Arte.

Patrocínio: Museu de Arte Sacra de SP  –  Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Impressão: Olho Digital

 

 


ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.