Projetos Culturais

#OcupaSacy Digital

Surge a partir da exposição #OCUPASACY

Propõe a criação de uma narrativa em torno da figura do sacy, personagem que banha a imaginação de brasileiros de todo o canto e de toda a época, nos dando a oportunidade de olhar o Brasil com outros olhos.

Olhos de sacy.

PLATAFORMA

Acreditamos que essa iniciativa traz uma boa dose de ineditismo, tanto no âmbito da aplicação transmídia de iniciativas expositivas e educativas, como em outras propostas desenvolvidas para crianças no Brasil, o que proporcionará relevante campo de experimentação, inovação e difusão, implicando em satisfação e diversão do público e alto número de acessos e divulgação.

Traz também um excelente grau de acessibilidade para pessoas com baixa visão ou dificuldade de locomoção, que não poderiam visitar a exposição #OCUPASACY quando montada.

O visitante poderá acessar o projeto webeditorial, dividido em 6 tópicos:

Página inicial | Sacyoteca | Fora da Garrafa | Mapa – Reflorestamento de sacys no imaginário | Sacys nas artes | Visita virtual à exposição 

1. Página inicial

Conhecer com detalhes o projeto, criação, desenvolvimento, ficha técnica, patrocinadores e apoiadores.

2. Sacyoteca

Conhecer o ‘Fabuloso Inventário dos 77 Sacys Livres’ e saber mais curiosidades sobre os sacys. No tópico ‘Livros do sacy’, sugestões de livros, textos e referências para adultos e pesquisadores.

Formato para redes: lives com leitura de textos e conversa com o público sobre a referência.

3. Fora da Garrafa

Em ‘Histórias do sacy’ e ‘Tem sacy na escola’, ´será possível participar de lives com escritores, pesquisadores, professores e artistas. Também haverá links de referências, livros, vídeos e jogos.

Formato para redes: vídeos produzidos e editados com contadores de histórias, educadores, escritores, ilustradores e outros artistas. Em ‘O sacy que eu vi’, o público poderá contar suas histórias e publicar desenhos, vídeos e fotos, além de participar de jogos, quizzes e brincadeiras.

4. Mapa – Reflorestamento de sacys no imaginário

Por meio de tecnologias para interação e visualização do reflorestamento de sacys, o mapa permitirá conhecer artistas, artesãos, contadores de histórias e projetos que têm como tema os sacys.

Também será possível conhecer a territorialidade de cada cacy, por meio da ferramenta de visualização no mapa  que indica a presença dos sacys por região.

5. Sacys nas artes

Página dedicada a artistas que vêm trabalhando ao longo de décadas com representações de sacys, tais como Ziraldo, Angeli, Maurício Negro, Marcos Cartum, Biry Sarkis, entre outros. Além de artistas contemporâneos e dos tradicionais artesãos, será possível também conhecer jovens ilustradores e suas versões de sacys, criando histórias, quadrinhos e games. Participar de lives com artistas.

6. Visita virtual exposição.

Conhecer a exposição física de forma virtual.

#OCUPASACY NAS REDES

Hoje, com a expansão do reflorestamento de sacys, é ainda mais necessário formar uma rede virtual entre sacys, sacyólogos, crianças e público em geral para o compartilhamento de novos registros e descobertas da sacyologia moderna.

Por isso, #OCUPASACY parte para o mundo virtual! Nesta plataforma, o público poderá conhecer mais sobre os sacys, brincar e interagir, além de nos ajudar a reflorestar sacys na imaginação das pessoas de todo o Brasil e do mundo!

#OCUPASACY tem um caráter essencialmente educativo e forte enfoque no público familiar e escolar, que fica entregue à proposta, especialmente ao que se refere à imaginação, integração e vivência com o meio ambiente, e intercessão com a cultura local.

Conheça o Inventário dos 77 sacys

MAPA DA EMPATIA

Em 2018 inauguramos a exposição, que nos forneceu muitos dados por meio da equipe de educadores e retorno pelas redes sociais.

Também os parceiros que acreditam na proposta, as instituições que contribuem para o projeto e o público, de aproximadamente 56 mil pessoas, que visitou a exposição nas três edições passadas, deram um norteamento para fazer o mapa e nos fizeram acreditar na proposta do portal como uma ferramenta muito assertiva para o reflorestamento de sacys no imaginário.

Nosso público é composto por pessoas que se interessam pela cultura popular brasileira, crianças, artistas, pesquisadores, professores e educadores. #OCUPASACY tem um caráter essencialmente educativo e forte enfoque na comunidade escolar e espaços de educação não formal.

FILMES

Websérie Sesc Taubaté, em 2020. Exposição em exibição até fevereiro de 2021.
Para saber mais sobre este universo fantástico acompanhe os próximos episódios no Youtube do Sesc Taubaté.

Entrevista com o curador Rudá Andrade no
SESC Palladium, em 2019.
Clipe da ocupação no
SESC Interlagos, em 2018.

Somos Todos Sacys – Documentário dirigido por
Rudá Andrade.

Clique aqui e conheça o Almanaque da #OcupaSacy

O Almanaque #OcupaSacy foi criado especialmente para a Ocupação pelos Taubateanos do Almanaque Urupês.

OUÇA

LEIS DE INCENTIVO À CULTURA

REDES SOCIAIS

Instagram @OcupaSacy

Facebook @OcupaSacy

Twitter #OcupaSacy

#OCUPASACY – FICHA TÉCNICA

CURADORIA: RUDÁ ANDRADE

AÇÃO EDUCATIVA E CO-CURADORIA: TATIANA FRAGA

IDEALIZAÇÃO, CRIAÇÃO CENOGRÁFICA E DIREÇÃO DE ARTE: CELOPHANE CULTURAL – JEFF Celophane

ILUSTRADOR: MARCELO BICALHO

PRODUÇÃO EXECUTIVA: NU PROJETOS DE ARTE

PRODUÇÃO: ANA CUNHA

ALMANAQUE CULTURAL: ALMANAQUE URUPÊS


ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.