Exposições

O Corcunda de Notre Dame é o homenageado na Virada Inclusiva

 

 

A Inauguração da Exposição: Corcunda de Notre Dame dia 03/12 no Condomínio Conjunto Nacional foi sensacional, como sempre.
Ela faz parte da celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e abre a Virada Inclusiva que aconteceu em várias cidades do Estado de SP.

 

DSCN0089

 

Sobre o Corcunda e a exposição:

Publicado em 1831, a história se passa em 1482, portanto na Idade Média, tendo por cenário a Catedral de Notre-Dame e seu entorno, onde convivem membros do clero e da nobreza, para quem ciganos, mendigos, pessoas com deficiências, doentes e ladrões são uma ameaça.

 

DSCN0083

 

A obra gira em torno de Quasímodo, um homem corcunda, deformado e sujeito a maus tratos, que vive recluso na Notre-Dame, desde que foi adotado por Claudio Frollo, o vigário-geral da Catedral.

Ambos são apaixonados pela bela cigana Esmeralda que ama Febo, um oficial da guarda real que, por sua vez, é comprometido com a jovem Flor de Lis.

 

DSCN0078

 

Uma história emocionante repleta de ação e romance, que também nos faz pensar sobre o preconceito e a discriminação para com as pessoas com deficiência e os demais excluídos da nossa sociedade.

Esta exposição faz breve relato sobre como a maneira de ver e tratar as pessoas com deficiência evoluiu ao longo do tempo, da pré-história até hoje.

 

DSCN0068

 

DSCN0076

 

Promovida pela Secretaria Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência

Organização da Virada Inclusiva: Memorial da Inclusão.

Ficha Técnica
A Idealização Flavia Vital
Textos da Lia Crespo
As Ilustrações do Cisko Diz
A preparação dos arquivos por Raphael Santana
A montagem foi da Cenografia Sustentável
A audio-descrição foi da Ver com Palavras Audiodescrição
A Impressão em papelão Eco Board ficou a cargo da Olho Digital Programação Visual

Expografia e produção Celophane Cultural

 

10846460_710692199026301_3799061687742946183_n

 


ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.