Exposições

Cusquenhos nas coleções de arte dos palácios

 

“Cusquenhos nas coleções de arte dos palácios – Reflexões sobre o gosto nos anos 1960 e 1960”

 

Mezanino do Palácio dos Bandeirantes – SP e Palácio Boa Vista – Campos do Jordão
A coleção apresentada nesta exposição foi agrupada considerando as aproximações entre as obras, além do recorte cronológico, sem sublinhar suas diferenças. O primeiro núcleo de ideias contextualiza a atmosfera social e os ambientes das residências, destacando o gosto pelo neo colonial nas décadas de 1960 e 1970. O segundo apresenta obras representativas no estudo investigativo, revelando alguns resultados alcançados, como características do processo criativo do artista, materiais de suporte utilizados, iconografia local, paletas de cores e retoques nas telas. O terceiro propõe uma reclassificação das pinturas – ainda que preliminar, uma vez que as pesquisas estão em curso –, que poderá ser alterada de acordo com o desenvolvimento da investigação.

 

8116313437_d9954bbce6_z
Na tentativa de criar padrões e parâmetros de avaliação, os pareceres de especialistas foram reunidos e somados a técnicas de análise fotográfica, resultando em algumas evidências de classificação em quatro grupos de obras: Arte colonial cusquenha – séculos XVII e XVIII, Antigas retocadas e recortadas, Escola andina – décadas de 1930 a 1960 e Arte popular andina – século XIX e início do século XX.

 

8116314015_131efd03cd_z

 

A Comunicação visual foi criada pela Celophane Cultural para compor com a expografia.

 

8116324002_bc2ccc1c67_z

 

A mesma exposição foi remontada no palácio Boa Vista – Campos do Jordão – Confira as fotos
Acervo artístico-cultural dos palácios do Governo do Estado de SP.

Curadora: Ana Cristina Carvalho

Expografia: Jefferson Duarte – Celophane Cultural

Textos: Araci Amaral

Cenotecnia: Candotti Cenografia

Montagem: equipe do acervo dos palácios.


ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.


#OcupaSacy

jun 14, 2019

O Rouxinol e a Rosa

jun 13, 2019