Exposições

Cuba – Marcelo Feitosa

Cuba – por Marcelo Feitosa

Cuba é um tema recorrente na fotografia desde a Revolução de 1959. Se, num primeiro momento, as obras de mestres como Enrique Menezes e Alberto Korda retratavam a ideologia revolucionária, vemos, a partir do final do século passado, uma diversidade de trabalhos de fotógrafos contemporâneos, mais interessados no cotidiano e nos aspectos culturais da famosa ilha caribenha. A relação que surge entre esses fotógrafos e suas fotografias contribuiu para consolidar vários estereótipos sobre Cuba, construindo, assim, um imaginário muito sedutor.

 

Cuba Marcelo Feitosa

“Cuba” usa a noção de confiança e credibilidade atribuída às fotografias para subverter esses estereótipos, criando um grande jogo lúdico entre percepção e obra. Considerando o conceito de que a verdade e a falsidade são propriedades da linguagem, não das imagens, o fotógrafo Marcelo Feitosa propõe uma reflexão sobre o efeito de transparência do real, propriedade característica do discurso fotográfico, utilizando, conforme observado pelo curador e crítico de arte cubano Juan Antonio Molina, “a ilusão como um componente central do realismo”. Ainda segundo o crítico, o título “Cuba” “é o princípio do discurso. É um gesto verbal que irrompe entre a fotografia e o fotografado.”
Na verdade, “Cuba” é uma mentira, um desejo de enganar o outro, de enganar quem olha essas imagens! O fotógrafo subverteu a noção de lugar, usando a semelhança, com a simples intenção de questionar: podemos acreditar em tudo o que vemos na fotografia? Seu trabalho não foi realizado em Cuba. Todas as fotografias foram realizadas na cidade do Recife e região metropolitana.

Andrea Vizzotto (curadora)
Cuba Marcelo Feitosa 2

 

A exposição fez parte do Evento: Pernamcubanos – Virada Cultural 2013 

Fotografias e preparação dos arquivos: Marcelo Feitosa
Produção: Celophane Cultural e SESC Consolação
Expografia: Jefferson Duarte – Celophane Cultural
Preparação dos arquivos Cenografia: Raphael Santana
Impressão Cenografia: Olho Digital
Impressão das fotografias: LabTec
Montagem: Renato Ribeiro

 


ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.


#OcupaSacy

jun 14, 2019

O Rouxinol e a Rosa

jun 13, 2019