Fios e Tramas – Sesc Bertioga
Ambientação Cenográfica
Há locais, espaços e momentos que nos encantam e deixam-nos em êxtase. Pequenas intervenções em espaços cotidianos podem nos proporcionar boas surpresas e quando nos deparamos com situações assim, somos convidados a sair do lugar comum, a vislumbrar possibilidades, ampliar nosso olhar para o outro e para si mesmo.
A intervenção cenográfica Fios e Tramas pretende, através da ótica do encantamento, provocar a reflexão sobre os sÃmbolos e as diversas relações que podemos fazer do fio com o tecer, seja no delicado trabalho de uma rendeira ou em uma brincadeira de criança onde, na cama de gato, as figuras formadas servem para contar histórias, cantar canções ou mesmo representar objetos do uso diário.
Trançar fios é um ofÃcio de muitas mãos, embora pareça solitário. Seja o trançar o cesto de palha, o nylon da rede de pescar, o tecer de uma roça ou de um tear. Entrelaçar fios, fazer teia, tela, tramar, tecer. Urdir, compor, entrelaçar-se, enredar-se…
O fio é uma forma de unir um indivÃduo a muitos outros, é trocar experiências, saberes, técnicas, formações e informações, onde um precisa do outro e todos juntos constroem algo como numa brincadeira.
Fotografias:
Jeff Celophane, Vladi Victoreli e Renato Ribeiro.