Cenografia

Estande: Arco da Inclusão

ceno_post06new

Arco da Inclusão: Estande Reatech 2013 – Município

Estande cenográfico que a Celophane Cultural desenhou para a Secretaria Municipal da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.

Como conceito a acessibilidade com um modelo cenográfico de uma cidade acessível e amigável a toda população.

Estande da Prefeitura de SP na Reatech apresenta réplica da cidade acessível a todos.

A ideia é discutir a acessibilidade de forma mais lúdica e com recursos cenográficos

O estande da Prefeitura de São Paulo na XII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech, maior da América Latina para este segmento, apresentará a réplica de uma cidade pensada para ser acessível a toda população.

Idealizado pelo Cenógrafo Jefferson Duarte e pela equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), o estande trouxe o exemplo de como seria São Paulo com plenas condições de acessibilidade (arquitetônica, atitudinal e comunicacional) para todas as pessoas. A ideia é discutir a questão de forma mais lúdica e com recursos artísticos. Calçadas sem obstáculos e com piso tátil; rampas de acesso, ciclofaixas; e um rio integrado à paisagem urbana são algumas das características que ilustraram o espaço.

 

O estande contou com instalações cenográficas representando o MASP, invadido por muito verde, uma periferia toda construída em papelão, com Unidade Básica de Saúde – UBS, escola, Central de Apoio ao Trabalho – CAT, biblioteca e parada de ônibus para atendimento à população e esclarecimento de dúvidas sobre serviços municipais de saúde, educação, emprego, cultura e transporte voltados a pessoas com deficiência. Um arco unindo os dois lados com bonecos em papelão conectados foi a atração da feira, pois o participante poderia enviar suas sugestões para a Secretaria escritos, inclusive em Braille, através de um boneco que se juntando a este grande arco formando um arco de possibilidades para a Inclusão.

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Cenografia: Jefferson Duarte – Celophane Cultural

Acessoria Arquitetônica/acessibilidade: Alessandra Godano

Realização e Produção: SPTuris

Montagem: Twent Stands

Mobiliário de papelão: 100t – Inteligente

 


ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.