Últimas do Celophane
Exposições
Choro do Quintal ao Municipal
Do Quintal ao Municipal deve ser entendido entre aspas, mais como uma alusão à visão tradicional da história do choro, que pode começar a ser revista. Do Quintal ao Municipal sim, mas também de volta ao Quintal novamente, e assim sem parar, num movimento de ida e vinda (…) a banda de Anacleto de Medeiros já apresentara uma seleção de temas de Il Guarany, Villa-Lobos já frequentara as rodas de choro da casa do pai de Pixinguinha; e o pioneiro do violão chorista, Sátiro Bilhar (que nome!), tocara também música clássica. Então quem veio primeiro: o Quintal ou o Municipal?
Hermano Vianna, no prefácio do livro Choro do Quintal ao Municipal
Muitos se perguntam como foi possÃvel a trajetória realizada pelo Choro ao longo dos últimos cento e tantos anos. No momento em que a música popular foi se atrelando cada vez mais à demanda fonográfica, o choro driblou as armadilhas, superou a perda de seus grandes Ãdolos – Pixinguinha e Jacob do Bandolim – e chegou ao século XXI mais forte do que nunca.
A exposição Choro do Quintal ao Municipal, foi desenvolvida a partir do livro homônimo, de Henrique Cazes, publicação definitiva sobre a trajetória dessa musicalidade, seus heróis, seus instrumentos e seus múltiplos ambientes, do quintal ao Municipal. Identifica a cadeia evolutiva do Choro, desde os pioneiros como Joaquim A. S. Callado e Anacleto de Medeiros até os contemporâneos Paulinho da Viola e Hermeto Pascoal.
A montagem contou com ampla pesquisa de acervo – iconográfico, partituras, instrumentos, objetos, documentos e memória oral – concentrando e gerando informações sobre o tema. Apesar de tanta importância, as informações sobre o Choro se encontravam ainda dispersas em acervos particulares, de colecionadores e herdeiros, em museus, arquivos públicos, bibliotecas e instituições. Identificar esse acervo continua sendo fundamental para reunir a memória do Choro.
Pretendeu também promover e divulgar o Choro, evidenciando sua efervescência e contemporaneidade, mapeando as novas formações e grupos atuantes no Choro, apoiando a sua inserção no mercado fonográfico.
Ciclo musical
Como extensão do projeto, o BNDES realizou, em novembro de 2001, um ciclo musical, com 4 shows e diversos interpretes, abordando a história do Choro.
Coletânea criada e montada por Henrique Cazes para acompanhar e ilustrar seu livro Choro do Quintal ao Municipal. Clique aqui e conheça o repertório.
Espaço BNDES
Inauguração 7 de agosto de 2001
UERJ / Encontro de Pesquisadores da MPB (MIS). Â Rio de Janeiro, outubro 2001
Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil S.A. Fortaleza, janeiro 2004
Parkshopping. BrasÃlia, agosto 2005
Natura. São Paulo, 2005
Idealização e Coordenação: Ana Cunha .  Curadoria: Henrique Cazes  . Ambientação Cênica: Jefferson Duarte . Design: Andréia Resende . Designer Assistente: Flavio Loureiro . Coordenação de Pesquisa: Simone Pereira de Sá . Pesquisadores: Felipe Barros e Leonardo de Marchi . Fotos e Reproduções: Fernando Torres . Equipe de Produção: Tânia Galhardo, Clarice Pamplona e Dinho.
Parcerias
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES)
Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil S.A
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ)
Apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense – PPGCOM/UFF e da Secretaria Municipal de Cultura (RJ)
Site Musica na Rede
Curadoria e Produção: Henrique Cazes e Ana Cunha
Cenografia: Jefferson Duarte – Celophane Cultural
Design: Andrea Resende e Flávio Loureiro
Montagem BrasÃlia e Natura SP: Candotti Cenografia
Compre o Livro Choro do Quintal ao Municipal
ATENÇÃO: Os comentários publicados nesta seção são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião da Celophane Cultural. Lembramos que não são permitidas mensagens com propagandas, conteúdos ofensivos, discriminatórios e desrespeitosos.
Ocupação Refúgio
jan 30, 2022
Chafariz da Misericórdia...
dez 9, 2020
Espaço da Palavra Pasár...
mar 26, 2020
Dom Paulo Evaristo Arns
mar 26, 2020
Sesc Verão 2020 - Guarul...
jan 4, 2020